Número total de visualizações de páginas

domingo, 19 de junho de 2011

A Lenda de Machim

Há muitos, muitos anos, uma menina inglesa de famílias nobres, chamada Ana de Arfet, apaixonou-se perdidamente por um cavaleiro jovem ebelo mas pobre.
Seu nome era Machim, e também ele se deixou enredar naquele amor proibido. Para pôr fim ao romance, os pais da rapariga pediram a intervenção do próprio rei de Inglaterra, que resolveu o assunto casando-a com um fidalgo de alta linhagem. De nada serviu,  porque o par continuou a encontrar-se em segredo, e logo que possível fugiu. Machim raptou a sua amada pela calada da noite, eembarcaram ambos num pequeno navio que zarpou para França. Mal se tinham afastado do porto levantou-se um temporal violentíssimo e o navio foi arrastado para alto mar. Dias depois avistaram uma ponta de terra coberta de arvoredo que os surpreendeu. Onde estariam? Meteram-se no bote, remaram e foram ver. Não encontraram ninguém e ficaram maravilhados com a beleza da praia e o tamanho das árvores. Uma delas possuía um tronco oco tão largo e espaçoso que podia servir-lhes de abrigo.Machim apressou-se a ir buscar frutos silvestres, acendeu uma fogueira, rodeou ana da carinho e atenções.
Talvez tenham sido felizes ali apenas umas horas ou alguns dias, mas Ana vinha enfraquecida pea aflição e pelo enjoo que sofrera a bordo.
Morreu pouco depois. Os companheiros tudo tentaram para animar Machim e convencê-lo de que teria de continar a vida noutro lugar. Ele, porém, não os ouvia. chorava dia e noite, deixou de comer, acabou por morrer de desgosto junto da sepultura da sua amada. Então os companheiros abriram uma cova mesmo ao lado para que repousassem juntos eternamente.
segundo consta, os Portugueses conheciam esta história e deram o nome de Machico ao lugar que serviu de última morada aos apaixonados.

Sem comentários:

Enviar um comentário